Três argumentos baseados na natureza da
santidade e da fé
1. A
morte de Jesus é a causa da nossa santidade e da purificação dos nossos
pecados. É óbvio que existem pessoas que não são santificadas – inclusive frequentando
uma igreja local – se essas pessoas não são santificadas não é possível dizer
que Jesus tenha morrido por elas.
O Velho Testamento é
pródigo em mostrar que os sacrifícios realizados tipificavam e apontavam para o
sacrifício definitivo de Jesus Cristo. Mesmo aquele sangue de animais já
purificava aqueles homens diante de Deus, quanto mais o sangue de Cristo pode
purificar aqueles pelos quais Ele mesmo morreu (Hebreus 9:13-14).
Além disso,
encontramos outros versículos que mostram que os objetivos da morte de Jesus
Cristo quanto à nossa santificação foram alcançados: “o corpo do pecado é
destruído, para que não mais sirvamos ao pecado (Romanos 6:6); temos redenção
através do Seu sangue (Colossenses 1: 14); Ele Se deu a Si mesmo para nos remir
e nos purificar (Tito 2: 14)” (p. 45).
2. A fé
parece fazer parte da constituição humana. Temos fé – no sentido mais amplo da
palavra – que os alimentos que comemos nos nutrem; temos fé que podemos sair de
casa e que retornaremos, etc e etc. Contudo, a fé que opera para a salvação, fé
que chamamos de salvífica, é um dom da graça de Deus dada àqueles que são
salvos (Efésios 2:8-9). Esta fé salvífica não vem de nós, é Deus quem a dá.
Ora, se pessoas morrem sem salvação, conclui-se que elas nunca receberam essa
fé salvífica.
3. Neste
argumento, Owen compara a Igreja de Cristo com o povo de Israel. Em suas
palavras, “A maneira como Deus tratou o Seu povo escolhido no Velho Testamento
é uma ilustração de que a salvação obtida por Cristo não é para todos os
homens, mas é apenas para o Seu povo escolhido” (p. 47). Ora, o que isso
significa? Que tudo que encontramos na relação de Deus com o povo de Israel no
Velho Testamento pode – e deve, em muitos casos – ser aplicado à Igreja do Novo
Testamento. De todos os povos da Terra, apenas os judeus foram agraciados com
essa relação especial de Deus. Da mesma forma a Igreja. A salvação é dada e
garantida apenas para aqueles que fazem parte da Igreja de Jesus Cristo.
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