quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quando começa a vida?

A imagem ao lado registra a entrada do espermatozóide no óvulo. No meu caso, isso aconteceu há quase 37 anos atrás. Para você, talvez, tenha acontecido há mais ou menos anos. De qualquer modo, para a maioria dos animais, a vida começa com esse encontro.

Pronto. Já dei a resposta para a pergunta do título desse texto. De fato, a vida começa no ato da concepção. Não tem como negar isso. Ainda há muita discussão se é uma vida humana, ou apenas um ajuntamento de células. Mas ao contrário da morte, que está bem estabelecido, como sendo o momento de parada da atividade cerebral, o início da vida ocorre antes da formação do sistema nervoso. Há cientistas que partilham da mesma opinião que eu. Há cientistas, como Mayana Zatz, que pensam diferente. Não se pode dizer em vida, se não houver atividade do sistema nervoso. Argumentos existem em todas as direções, bastante plausíveis de ambos os lados.

A bem da verdade, devemos considerar também que o óvulo e o espermatozóide são células vivas e, só por causa disso, conseguem originar uma outra célula viva, o zigoto. Essa discussão está longe de terminar, mas as esferas de atuação do cientista e do religioso (no bom sentido da palavra) estão bem determinadas. A Bioética é um assunto que me interessa muito e, infelizmente, ainda tem sido pouco discutido pela sociedade. Pelas igrejas evangélicas então, nem se fale.

Até mais, Marcos.

Um comentário:

Jorge Fernandes Isah disse...

Marcos,
Como biólogo e cristão, qual o seu posicionamento quanto ao darwinismo?
E como vê o teísmo-evolucionista, a lá Francis Collins?
Seria bom você postar algo sobre o assunto.
Abraços.
PS: Comungo com a sua opinião a qual é bíblica: a vida começa no momento da concepção. Como Deus diz a Jeremias: "Antes que te formasse no ventre te conheci" (Jr 1.5).

Três afirmações de que Deus e evolução não podem estar juntos

                 Foi com vontade de conhecer como o mundo físico funciona e como Deus criou todas as coisas, especialmente os animais, é que...